Pouso na lua - Blog do Arcanjo

Pouso na lua

Este é um pequeno passo para o homem, mas um enorme passo para a humanidade (Neil Armstrong). Em 20 de Julho de 1969 a Apollo 11 (a quinta missão tripulada do Programa Apollo) foi a primeira a pousar na lua. A bordo os astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins cumpriram a missão final do presidente John F. Kennedy, ao qual num discurso em 1962 estabeleceu o prazo do fim da década para que o programa espacial dos Estados Unidos cumprisse este objetivo. E assim sendo, Neil Armstrong, o comandante da missão, foi o primeiro ser humano a pisar na superfície da lua.

A nave, a Apollo 11, era composta de 3 módulos: o lunar, comando e de serviço.
O lunar era a parte da nave exclusiva para pousar na lua, denominada Eagle (águia). Não possuindo assentos os tripulantes voavam em pé, firmes nos lugares por cordas elásticas, presas ao chão.
O comando era o módulo pressurizado de transporte dos astronautas durante a viagem, com bancos e painéis de controle, Columbia.
O módulo de serviço transportava os motores, combustível e oxigênio para a nave.


No dia 16 de Julho a nave partiu de Cabo Canaveral, Flórida, as 13:32, levando 4 dias para chegar a Lua, totalizando 8 dias a missão.
A Eagle pousou numa região lunar denominada como Mar da Tranqüilidade. Cerca de 6 horas após o pouso, Armstrong foi o primeiro a descer, e depois juntamente de Edwin Aldrin, andou por volta de 2 horas e 40 minutos sobre a superfície.
Ao partir, foi deixada na Lua, além da bandeira americana, uma placa com o seguinte texto: (escrito naturalmente em inglês) “Viemos em paz, em nome de toda a humanidade”.
Michael Collins teve que ficar no módulo de comando, na órbita da Lua.


Em 2009 o sensor do Lunar Reconnaissance Orbiter registrou imagens do local de pouso dos módulos da Apollo.No meio da imagem uma linha escura é identificada como o rastro deixado pelos astronautas.
Uma foto de 2004 onde estão os astronautas com George W. Bush. Da esquerda pra direita: Michael Collins, Neil Armstrong e Edwin Aldrin.
Fases do pouso lunar
O Módulo Lunar passa por 3 fases até tocar o solo lunar que são: Fase de Frenagem, Fase de Aproximação Final, Fase de Pouso.
Detalhe das Fases de Pouso após a Fase de Frenagem
Esquema dos trabalhos principais na superfície lunar

Instalação dos PSEP: Sismógrafo (detector de terremotos) e LRRR: espelho para lasers.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Themes by: Free Templates Studio. Powered by Blogger