Triunfo dos Aliados - Blog do Arcanjo

Triunfo dos Aliados

Uma das fotos mais emblemáticas do período da Segunda Guerra Mundial é esta, intitulada como “Triunfo dos Aliados”, na qual um soldado russo agita a bandeira soviética no alto de um prédio. Ela foi tirada em maio de 1945 e logo gerou muita discussão e polêmica. De acordo com os registros tal cena foi modificada, e na verdade a bandeira que se vê seria uma toalha de mesa vermelha, que foi no caso improvisado. Além disso, o soldado russo portava dois relógios (um em cada pulso), o que evidenciava ter sido frutos de saques. As autoridades russas demoraram em lançar a imagem a público justamente pela manipulação elaborada, para que não ficasse feio para os soviéticos. Em Agosto daquele mesmo ano Harry S. Truman, o sucessor de Roosevelt na presidência dos EUA, realizou uma entrevista na qual a Veja publicou num artigo (em 2005)

VEJA - É este o significado do triunfo dos Aliados, a vitória da democracia?

Truman - Acredito que sim. Não é apenas uma vitória militar. É uma vitória da liberdade contra a tirania. É a vitória de um estilo de vida sobre o outro. É a vitória de um ideal baseado no direito do cidadão comum e na concepção do Estado como servo, não mestre, de seu povo. O povo livre mostrou ser capaz de derrotar soldados profissionais cujas únicas armas morais eram obediência e culto à força. Por trás da nossa vitória estão a vontade, o espírito e a determinação de um povo que sabe o que a liberdade é, e sabe que vale a pena pagar qualquer preço para preservá-la. Foi o espírito da liberdade que tornou os nossos homens invencíveis nas batalhas. E sabemos agora que o espírito da liberdade, a dignidade pessoal dos homens e o livre arbítrio do indivíduo são as mais fortes e duradouras forças em todo o mundo.

3 comentários:

Ivo disse...

nao so esta foto,mas quase tudo que sabemos sobre a segunda guerra foi e continua sendo manipulada.

Anônimo disse...

A história sempre será contatada pelos vencedores, e não ficou nada bem aos aliados que os soviéticos chegaram 1ro a berlim...

Jamais se fala da quantidade de russos que morreram nas mãos dos nazistas, e menos ainda dos chineses e demais povos asiáticos que morreram pelas mãos dos fanáticos japoneses, pois nos dois casos não era interessante, pois os dois 1ros eram e são comunistas e o ocidente jamais iria falar sobre os mortos dessas nações, que assim como os judeus foram massacrados pelos soldados do eixo.

Sem falar é claro dos opositores aos nazistas, os ciganos, pessoas com doenças mentais, que foram trancadas nos azilos e ateado fogo para morrerem.

Essa 3ra rocha a partir do sol é linda, o que estraga e sempre estragará, são os "seres humanos"

Anônimo disse...

A segunda guerra foi decidida pelos russos em Stalingrado, as outras batalhas serviram mais para os americanos fazerem filmes e se promoverem.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Themes by: Free Templates Studio. Powered by Blogger